sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mundo dos Negócios II [Cartilha Profissional]

Quais os seus objetivos nesta empresa, meu jovem? "Firmar-me como parte integrante do corpo de funcionários e desenvolver-me como profissional, fomentando, dessa maneira, o crescimento da supracitada instituição." Muito bom, muito bom... "Aspiro à presidência, também, num futuro não distante." Ah... Aguarde na sala ao lado que minha secretária vai lhe informar os passos seguintes. Próximo!
A carreira de um profissional deve pautar-se pela disciplina, obediência e pela filosofia do "olhe, mas não toque". Há aqui um vídeo de motivação pessoal ensinando as técnicas de ação no mercado financeiro, "a hora de dizer não ao seu chefe" e os conceitos de empregabilidade. A barba, por favor, faça a barba! A imagem da empresa está estampada na sua cara (que será que veem, então, nesse sorriso forçado, nas olheiras do cansaço e nas mãos que pintam as façanhas do eletrodoméstico dos sonhos de qualquer dona de casa?). Lembre-se que o cliente tem sempre razão, vem em primeiro lugar, deve ter todas as suas expectativas atendidas etc.
Quais as suas prioridades nesta empresa, filho? "Crescimento e aprendizado, senhor." Esse menino tem futuro, quem sabe a sub gerência do almoxarifado de nossa filial em... qual é mesmo o nome da cidade em que inauguraremos nossa enésima loja? Precisamos urgente de trabalhadores, de preferência dos que não pensem. Faça o seguinte: deixe comigo seu currículo e eu lhe retorno o mais rápido possível. Faça: não cogite, não especule, não descanse, converse apenas o necessário, não reclame... O mundo, dizem, é dos espertos, não dos que falam demais. Saiba seu lugar, espere sua vez.
Em que pese a mediocridade, a falta de criatividade, a desigualdade imanente das classes e a alienação, não precisamos de novidade. Você quer ser presidente da empresa? Ah... Deixe seus contatos que lhe daremos uma resposta dentro em breve. Próximo!

.

Um comentário: